Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Taça de Moçambique: Ferroviário de Maputo recebe o Costa de Sol

Revela-nos a memória que o Ferroviário de Maputo é o vencedor da última edição da Taça de Moçambique e que neste ano vai procurar revalidar o título. Mas, entrementes, neste fim-de-semana tem mesmo que provar no desafio diante do Costa de Sol, equipa que mais vezes venceu a prova do povo.

O Ferroviário da Beira e o Têxtil de Púnguè também serão protagonistas de um dérbi que promete (para não variar) abarrotar o campo do Ferroviário da Baixa de público.

O clássico de domingo entre o Ferroviário de Maputo e o Costa de Sol é sem dúvidas uma final antecipada da segunda maior mas também a mais popular prova futebolística do país, a Taça de Moçambique.

Até porque este jogo não só conta para a história dos dois colossos do futebol moçambicano rumo ao troféu como também pode ser a oportunidade para o ajuste de contas do último confronto onde equipa canarinha goleou a locomotiva por 3 a 1. O jogo será disputado no Estádio da Machava a partir das 14 horas.

O outro colosso que mantém-se vivo nesta prova é o Maxaquene que apesar de aparentemente ter um adversário fraco pela frente, não pode esperar por vida fácil neste domingo no campo da Açucareira de Xinavane.

É que o Incomáti para além de ser uma equipa difícil quando joga em casa onde nos dois últimos jogos empatou com o Clube de Chibuto (0 – 0) e goleou o Ferroviário da Beira (4 – 0) para o Moçambola, concentrou todas as suas atenções para a Taça de Moçambique onde pretende fazer história.

Campo da Baixa será também um epicentro

O conceito de clássico será vivido também no centro do país concretamente no campo do Ferroviário da Baixa o Ferroviário da Beira recebe o Têxtil de Púnguè em partida que promete registar uma enchente como aliás tem sido hábito deste clássico.

O jogo marcará o regresso de Akil Marcelino no campo da locomotiva mas desta vez como rival o que a muitos coloca os fabris da manga como os favoritos.

Não só, o Ferroviário da Beira ficou enfraquecido com a saída de Mussá Osman do comando técnico daquela equipa e vem de uma goleada sofrida diante do Incomáti enquanto o Têxtil regista um franco crescimento desde a chegada do jovem treinador.

10 das 18 equipas são do Moçambola

Na zona sul do país apenas duas equipas que participam nesta fase não militam no Moçambola nomeadamente as Águias Especiais e a Associação Desportiva da Maxixe. Contudo, duas partidas colocam frente-a-frente equipas da primeira divisão. No centro, o cenário não difere tanto e o Moçambola fornece quatro de um total de seis equipas.

É no norte do país onde situação está mais equilibrada sendo igualmente a única região que até agora garantiu uma equipa da divisão provincial nos oitavos de final da Taça de Moçambique. O Mandimba FC vai defrontar o Benfica de Moma no Estádio Municipal 1º de Maio já neste domingo a partir das 14 horas.

Importa realçar que as equipas que vão disputar esta fase regional da Taça de Moçambique garantiram já para as suas contas 42 mil meticais ofertados pelo patrocinador oficial da competição. Aquelas que passarem desta para os oitavos de final garantirão 84 mil enquanto que as meias-finais valem 140 mil.

O vencedor desta prova milionária ficará com 700 mil e nquanto 420 mil para o finalista vencido.

Quadro completo de jogos:

Zona sul

Sábado, 14h. Campo do 1º de Maio: Águias Especiais X Liga Muçulmana

Domingo, 14h. Estádio da Machava: Ferroviário de Maputo X Costa de Sol

Domingo, 14h. Campo do Incomáti: Incomáti X Maxaquene

Domingo, 14h. Campo Municipal da Maxixe: AD da Maxixe X Clube de Chibuto

Zona centro

Sábado, 14h. Campo do Ferroviário da Baixa: Ferroviário da Beira X Têxtil de Púnguè

Domingo, 14h. Campo do Ferroviário de Quelimane: Ferroviário de Quelimane X Chingale de Tete

Domingo, 14h. Campo da Soalpo: Textáfrica de Chimoio X HCB de Songo

Zona norte

Domingo, 14h. Estádio Municipal 1º de Maio: Mandimba FC X Benfica de Moma

Domingo, 14h. Estádio 25 de Junho: Ferroviário de Pemba X Ferroviário de Nampula

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!