Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Surto de cólera no Iémen deixou pelo menos 180 mortos, disse Cruz Vermelha

Um surto de cólera já matou pelo menos 180 pessoas no Iémen nas últimas semanas, disse o Comité Internacional da Cruz Vermelha nesta segunda-feira, um dia depois de autoridades declararem estado de emergência na capital Sanaa e pedir por ajuda internacional.

Sanaa é actualmente controlada pelo movimento armado Houthi, que é alinhado ao Irã e combate uma coligação liderada pela Arábia Saudita com o apoio do Ocidente. Mais de 10 mil pessoas foram mortas e milhões ficaram desalojadas em mais de dois anos de guerra, que também destruiu boa parte da infraestrutura do país.

Somente algumas poucas instalações médicas estão funcionando e dois terços da população não têm acesso seguro à água potável, disse a Organização das Nações Unidas (ONU).

Dominik Stillhart, da Cruz Vermelha, disse a jornalistas na cidade portuária de Áden que pelo menos 180 pessoas morreram devido à doença, que causa diarreia aguda, desde 27 de abril, e que mais 11 mil casos suspeitos de cólera foram relatados em todo o país.

Autoridades do movimento Houthi disseram que 115 dos que morreram estavam na cidade de Sanaa e na sua província.

“O que está acontecendo hoje supera as capacidades de qualquer sistema de saúde saudável, então como podemos lidar quando estamos nessas condições difíceis e complicadas”, disse à agência de notícias Saba o ministro da Saúde do governo Houthi, Mohammed Salem bin Hafeedh.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!