A companhia britânica vocacionada a produção de óleos de jatropha, SunBiofuels, está a produzir 96 variedades de sementes daquela leguminosa para efeitos de multiplicação na província de Manica, na zona centro de Moçambique.
Segundo a Televisão de Moçambique (TVM), até ao momento, aquela companhia já plantou mil hectares de jatropha em cinco campos naquela província do país.
Os resultados do ensaio e da multiplicação são considerados positivos pela companhia, prevendo-se um rendimento de cinco toneladas de semente produtora de óleo de jatropha por hectare.
A SunBiofuels adquiriu, em 2006, cinco mil hectares de terra para a produção de jatropha em Manica, uma matéria-prima para a produção do bio-diesel.
Esta empresa está envolvida em todas as todas as áreas da indústria de biocombustíveis desde o cultivo, a colheita, bem como a extracção e comercialização do óleo de jatropha.
O incentivo e promoção da produção de biocombustíveis é parte integrante de uma estratégia do governo para reduzir a dependência de Moçambique com relação aos combustíveis fósseis, a maioria dos quais são importados.
Fundada em 2005, a companhia britânica SunBiofuels possui projectos do género na Etiópia e Tanzânia. Em Moçambique o projecto para a produção de jatropha daquela companhia envolve 550 trabalhadores.