Os saltos classificatórios do esqui dos Jogos Olímpicos de 2010 começaram esta quinta-feira na rampa normal de Whistler e poderão resumir-se no sábado a um duelo entre a Áustria e o suíço Simon Ammann.
Por pertencerem ao “top 15” mundial, Ammann e os austríacos Gregor Schlierenzauer e Andreas Köfler não precisam temer os saltos classificatórios, pois já estão pré-classificados para a primeira fase da competição no sábado. Mas os primeiros treinos de quarta-feira mostraram que o esquiador a ser batido é Ammann, autor dos dois melhores saltos do dia. “Como não há mais muitas provas na Copa do Mundo disputadas na rampa normal, é importante praticar bem aqui”, ressaltou o duas vezes campeão olímpico em 2002, atual líder da Copa do Mundo.
O suíço não considera que seja o único que pode impedir a vitória dos austríacos, que têm como seu principal nome o prodígio Schlierenzauer. “Não é a Áustria contra Ammann, mas cada um por si. Sei que nos saltos tudo acontece muito rápido”, lembrou este que teve uma atuação fraca nos Jogos de 2006. Embora Ammann cite o finlandês Janne Ahonen, que retorna após 18 meses afastado, seus maiores rivais serão mesmo os austríacos. Depois de 2006, quando conquistou dois dos três ouros olímpicos, o “Wunderteam” ampliou ainda mais o seu domínio nos saltos.
Thomas Morgenstern, em 2008, e Schlierenzauer, em 2009, dominaram a Copa do Mundo, enquanto que Wolfgang Loitzl e Andreas Kofler conquistaram nos dois últimos invernos (hemisfério norte) o torneio dos Quatro Trampolins. Se Schlierenzauer já é, aos 20 anos, um fenômeno com 31 vitórias na Copa do Mundo, resta ainda a ele uma conquista em um grande evento.