Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente sul-africano quer uma grande Copa ’em homenagem’ a Mandela

O presidente sul-africano Jacob Zuma desejou nesta quinta-feira que a Copa do Mundo 2010 na África do Sul seja um sucesso “em homenagem” a Nelson Mandela, libertado há 20 anos das prisões do Apartheid. O herói da luta contra a segregação racial e primeiro presidente negro da África do Sul “desempenhou um papel central para ajudar o país a obter o direito se sediar este importante evento”, declarou Zuma durante de seu discurso à Nação, na presença de seu ilustre antecessor.

“Para isso, devemos fazer da Copa do Mundo um enorme sucesso em sua memória”, afirmou. Nelson Mandela, hoje com 91 anos, acompanhou o discurso na tribuna do Parlamento, que o homenageou em uma de suas raras aparições públicas.

O último presidente do Apartheid, Frederik W. De Klerk, com o qual Mandela negociou a transição pacífica para a democracia, o primeiro presidente da Zâmbia independente Kenneth Kaunda, o presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, e os veteranos da luta contra o Apartheid também tinham sido convidados.

A Assembleia explodiu na chegada de Mandela, com os presentes entoando a tradicional canção “Mandela, não há pessoa como você.” O primeiro presidente negro da África do Sul estava acompanhado de sua 3ª esposa Graça Machel. Ele entrou discretamente, protegido, como sempre, dos olhares públicos em razão de sua saúde bastante comprometida.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!