Suíça e Bélgica serão cabeças-de-série no sorteio dos grupos do Campeonato Mundial de futebol de 2014 por terem ficado entre os sete primeiros colocados no ranking da Fifa divulgado, esta quinta-feira (17), enquanto a Itália ficou fora e pode até ser adversária da selecção brasileira na primeira fase do Mundial.
Espanha, Argentina, Alemanha, Colômbia e Brasil são os outros cabeças-de-chave do sorteio, que será realizado em Dezembro, assim como o Uruguai, se vencer a Jordânia na repescagem de Novembro e garantir vaga no campeonato mundial.
Se os uruguaios não se classificarem, a Holanda, que está empatada em oitavo com a Itália no ranking mas leva vantagem nos critérios de desempate, será a última cabeça-de-chave. A Fifa já havia anunciado que o Brasil (11º colocado no ranking desta quinta) e os sete primeiros colocados do ranking seriam colocados no pote 1 do sorteio a ser realizado no dia 6 de Dezembro na Costa do Sauípe, na Bahia.
Como estará noutro pote no sorteio, a Itália terá de enfrentar uma dessas equipas ainda na primeira fase da competição. A Suíça, que terminou invicta as eliminatórias europeias e vai disputar o Mundial pela terceira vez seguida, ganhou sete posições no ranking graças às vitórias sobre Albânia e Eslovénia este mês. A Itália estava em quarto, mas pagou caro pelo empate por 2 x 2 com a Arménia, na terça-feira.
A posição da Suíça deve aumentar a polémica em torno do sistema de pontos do ranking da Fifa, uma vez que a equipe teve possivelmente um dos caminhos mais fáceis para a Copa do Mundo. Eles enfrentaram Islândia, Eslovénia, Albânia, Chipre e Noruega, num grupo que teve a Islândia terminando em segundo. O ranking da Fifa desta quinta-feira também decidiu os cabeças-de-chave para o sorteio da repescagem das eliminatórias da Europa para o Mundial, que será realizado na próxima segunda-feira.
Portugal, Grécia, Croácia e Ucrânia estarão de um lado, enquanto França, Islândia, Suécia e Roménia ficarão do outro. Apenas duas selecções asiáticas ficaram entre os 50 primeiros do ranking: Japão (44º) e Irã (49º). A Costa do Marfim, em 17º, é a melhor equipa da África na lista.
Veja os 10 primeiros colocados do ranking (posição anterior entre parênteses):
1. (1) Espanha
2. (3) Alemanha
3. (2) Argentina
4. (5) Colômbia
5. (6) Bélgica
6. (7) Uruguai
7. (14) Suíça
8. (9) Holanda
8. (4) Itália
10. (17) Inglaterra