O Sudão do Sul entrou no ranking da Fifa pela primeira vez depois de disputar a sua primeira partida internacional no mês passado. Moçambique, que não realizou nenhum jogo, manteve a posição 107ª posição do mês passado.
Um empate em 2 x 2 num jogo amistoso com Uganda no dia 10 de julho colocou o Sudão do Sul na 199a posição na tabela de 209 seleções.
O país, que tornou-se totalmente independente no ano passado, juntou-se à Fifa em maio depois de ser aprovado em votação no congresso anual da entidade.
A equipa, composta inteiramente de jogadores locais, é treinada pelo sérvio Zoran Djordjevic, que já se encarregou de Iémen, Sudão e Bangladesh numa carreira itinerante que já o fez percorrer a África e a Ásia.
Entretanto, no topo, a Inglaterra alcançou a sua melhor posição de sempre no ranking, o terceiro lugar, sem ter sequer jogado uma partida. A nação ultrapassou o Uruguai porque os pontos que a seleção sul-americana amealhou ao vencer a Copa América no ano passado perdeu algo do valor no complicado sistema de coeficientes usado para determinar o ranking.
Houve poucas mudanças após as 12 únicas partidas internacionais disputadas no mês passado. A Espanha lidera, enquanto o pentacampeão Brasil continua fora dos dez mais bem colocados.
Estas são as dez melhores seleções masculinas do ranking da Fifa:
1.(1) Espanha
2.(2) Alemanha
3.(4) Inglaterra
4.(3) Uruguai
5.(5) Portugal
6.(6) Itália
7.(7) Argentina
8.(8) Holanda
9.(9) Croácia
10.(10) Dinamarca
Os números entre parêntesis indicam a posição anterior.