O atacante uruguaio Luis Suárez provavelmente será punido com suspensão do Campeonato Mundial de Futebol pelo segundo torneio seguido, depois de ter mordido o ombro do jogador italiano Giorgio Chiellini durante a vitória da sua equipe por 1 x 0, esta terça-feira (24).
A Fifa está a investigar o incidente que tornou-se um tópico discutido em todo o mundo e Suárez, que já foi duas vezes suspenso por morder adversários, pode encarar outra punição apesar de não ser penalizado durante a partida.
“Estamos à espera dos relatos oficiais da partida e vamos juntar os elementos necessários para avaliar a questão”, disse um porta-voz da Fifa. Suárez e Chiellini se trombaram na grande área da Itália faltando 10 minutos para o fim do jogo, e o furioso jogador italiano puxou a camisa para mostrar a marca para o juiz.
Fotografias da Reuters mostraram o que pareciam ser marcas de mordidas em seu ombro e fotos também mostraram Suárez sentado no gramado segurando os dentes imediatamente depois do incidente.
O regulamento da Fifa permite o uso de imagens de TV para punir jogadores por incidentes não vistos ou não punidos pelos árbitros. Os italianos ainda estavam a reclamar sobre o incidente quando o capitão uruguaio Diego Godín marcou o golo de cabeça aos 36 minutos da segunda parte, garantindo a vitória de 1 x 0 que enviou-os para a segunda fase e eliminou os europeus.
“Foi ridículo não expulsarem Suárez”, disse Chiellini à televisão italiana Rai TV. “Foi claro, óbvio e então houve a óbvia queda logo depois, porque ele sabia muito bem que ele fez algo que não deveria ter feito”, acrescentou.
Suárez disse que o incidente foi apenas parte de uma dura colisão no jogo. “Essas são situações que acontecem em campo. Estávamos ambos dentro da área. Ele me empurrou com o ombro, e o meu olho também ficou dessa maneira”, disse ele em referência à marca no ombro de Chiellini.
O técnico da selecção do Uruguai, Óscar Tabárez, não viu o incidente. “Eu gostaria de ver as imagens”, disse numa conferência de imprensa. “Não vi isso. E se aconteceu o juiz provavelmente não viu. Então não tenho mais comentários a fazer. Temos coisas mais importantes do que essa numa partida de futebol”.
Suárez foi banido por 10 jogos no ano passado após morder Branislav Ivanovic, do Chelsea, durante o Campeonato Inglês e, em 2010, ele foi suspenso por sete jogos por morder Otman Bakkal, do PSV Eindhoven, jogando no futebol holandês, pelo Ajax.
Há quatro anos, ele ficou de fora da semifinal da Copa do Mundo da África do Sul, desfalcando o Uruguai contra a Holanda após ter evitado um gol com a mão no último minuto de jogo nas quartas de final contra Gana.