Afastado da Apple para tratar da sua saúde, Steve Jobs surpreendeu ao subir ao palco na tarde do dia 2 de Março no evento de anúncio do iPad 2. A presença do executivo era uma dúvida. Ovacionado ao chegar ao palco, afirmou: “Hoje nós vamos anunciar algo sensacional”. “Nós tivemos um primeiro ano excepcional e gostaríamos de continuar na mesma linha. E 2011? 2011 será o ano do iPad 2”, profetizou. E comandou o show de apresentação do novo iPad, mais leve, mais fino e mais potente.
Pesando 590 g, o iPad 2 é 33% mais fi no que o iPad 1 e mais fino que o iPhone 4, disse Jobs – sendo novamente bastante aplaudido. Estará disponível nas versões preto e branco, lançadas simultaneamente. Os preços continuam os mesmos, com o modelo mais modesto a custar 499 dólares nos EUA. Haverá modelos de 16GB, 32GB e 64GB com ou sem 3G. As vendas começam, nos Estados Unidos, no dia 11 de Março e noutros 26 países no dia 25 de Março.
Falando sobre as características do aparelho, Jobs disse que ele é dramaticamente mais rápido que o primeiro. “Vem com o novo chip A5 da Apple, processador dual-core e CPU duas vezes mais rápido. A performance de gráfi cos será nove vezes melhor”, disse Jobs.”Eu acredito que este será o primeiro tablet dual-core”, acrescentou.
E já que o iPad 2 vem com câmaras, ganhou um novo software, o “Photo Booth”. “O iPad2 é tão rápido que você pode usar nove videostreams ao mesmo tempo”, disse Jobs. O Face Time também poderá ser usado entre dois iPads, entre iPad e iPhone, iPad e iPod e entre iPad e Mac.
Jobs falou sobre os acessórios do iPad 2 – que não vêm com o aparelho. Cabo de saída de vídeo HDMI, outro cabo de saída HDMI espelhado (mirrored) com definição de 1080p. O iPad 2 ganha também o que Jobs chamou de “smart cover” – uma capa magnética opcional de poliuretano que, além de cobrir o aparelho, pode ser ‘dobrada’ para trás e usada como um apoio para o tablet, com preço de 39 dólares. Um case de couro vai custar 69 dólares.
iOS 4.3 e mais
Jobs anunciou ainda melhoramentos no sistema operativo iOS 4.3. “Agora ele roda JavaScript duas vezes mais rápido do que antes”, afirmou. Falou ainda do serviço “iTunes home sharing” – stream do iTunes por Wi-Fi para o dispositivo compatível. O iOS 4.3 terá doownload livre a partir de 11 de Março – funciona para iPads, iPhone 3GS e iPhone 4 e gerações 3 e 4 do iPod touch.
A seguir, Jobs falou de dois novos aplicativos: iMovie para o iPad – com edição precisa, gravação de áudio (“Isso não é um brinquedo, você realmente pode editar vídeos nisso”), novos temas, Airplay, partilha de vídeos em HD com sites populares e também funciona no iPhone.
O segundo é o Garage Band para iPad – e o mais interessante parece ser a funcionalidade de “medir” a intensidade do toque com o acelerómetro – dependendo da intensidade, o som fica mais leve ou mais intenso. Instrumentos reais podem ser conectados ao aparelho, pode-se gravar e mixar com oito faixas de áudio ao mesmo tempo e mais de 250 efeitos disponíveis.
Segundo Jobs, a qualidade do som dos instrumentos reproduzidos é muito boa. “Estou impressionado com isso. Tocar os seus próprios instrumentos, ou usar instrumentos inteligentes, qualquer um pode fazer música agora”, disse.
DNA da Apple
Jobs falou, no início da apresentação, sobre os “produtos pós-PC”, segundo ele, a grande aposta do mercado hoje: primeiro foi o iPod, depois o iPhone, agora o iPad. “Quando a Apple descreveu o iPad como sendo ‘mágico’, o mercado riu. A Samsung falou que ‘em termos de vendas, acreditamos que serão pequenas’. E 2010 terminou sendo ‘o ano do iPad’”, disse Jobs. “Vendemos quase 15 milhões de iPads em apenas nove meses”, comemorou. E lembrou que a Samsung, depois, negou a frase acima, culpando a “má tradução”.
Num vídeo, Jonathan Ive, principal designer de produtos da Apple e, de acordo com rumores, um dos cotados para substituir Steve Jobs à frente da companhia, afirmou sobre o iPad: “Não consigo imaginar um produto que tenha definido uma categoria e aí se tenha reinventado tanto em tão pouco tempo”. Jobs acredita que muita gente olha para o tablet como sendo o novo PC, mas não é. Para ele, o mercado precisa de entender que o tablet é um “produto pós-PC” e precisa de ser muito mais intuitivo do que o PC.
Jobs disse ainda que acredita que a Apple está no caminho certo com o iPad 2. “É o DNA da Apple (acreditar) que a tecnologia sozinha não é o sufi ciente. (O ideal) é a tecnologia casada com as artes, casada com a humanidade, que nos traz o resultado que faz os nossos corações baterem”, disse.
“Como sempre, eu quero agradecer à família de todo o mundo, porque eles nos dão apoio e nos permitem fazer o que a gente ama”, finalizou. E, sem pronunciar o já clássico And one more thing (E mais uma coisa), Jobs encerrou os anúncios com um That’s it, folks (Era isso, pessoal).