Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Standard Bank apoia massificação de ténis em escolas primárias

Terminou, no sábado, 27 de Outubro, o torneio inter-escolar de ténis, inserido no âmbito do projecto de massificação da modalidade, promovido pelo Standard Bank em parceria com a Federação Moçambicana de Ténis (FMT), e que envolveu alunos de seis escolas primárias das cidades de Maputo e Matola.

A fase final da competição contou com a participação de 60 alunos das escolas EPC de Lhanguene Centro, EPC Minkadjuine, EPC Bagamoyo-Matola, EPC de Wiriyamu, Escola Primária Amilcar Cabral e a Escola Primária Lhanguene Piloto, seleccionados nos torneios intraescolares, que consistiram na realização de jogos para o apuramento dos 10 melhores em cada instituição de ensino, sendo cinco em cada categoria (masculinos e femininos).

O projecto de massificação de ténis, de acordo com o director de Marketing e Comunicação do Standard Bank, Alfredo Mucavela, visa tornar esta modalidade comum e praticada por todas as classes sociais, daí o envolvimento das escolas primárias.

“Pela sua natureza o ténis é associado à elite. Por isso, fomos às escolas buscar crianças que gostam de desporto. A ideia é incentivá-las a praticar esta modalidade pois só assim é que podemos descobrir talentos”, enfatizou Alfredo Mucavela.

Num outro desenvolvimento, o director de Marketing e Comunicação do Standard Bank fez uma avaliação positiva do primeiro ano da iniciativa e garantiu que nas próximas edições serão envolvidas mais escolas. “Vamos fazer estes ciclos de massificação todos os anos a anteceder o Standard Bank Open”.

“O que pretendemos é dar espaço às crianças no Standard Bank Open, onde poderão familiarizar-se com a modalidade e conviver com grandes estrelas nacionais e estrangeiros”, acrescentou Alfredo Mucavela, que se mostrou satisfeito pelo entusiasmo e vontade demonstrados pelas crianças, bem como pelo envolvimento dos parceiros.

Por seu turno, a directora nacional adjunta dos Desportos, Cláudia Simbine, congratulou o Standard Bank pela iniciativa, que, na sua opinião, vai ajudar a alcançar um dos objectivos do Governo, que é a massificação do desporto e da sua prática, através do envolvimento das escolas.

“O ténis, em 2015, em Cabo Delgado, passou a fazer parte dos Jogos Escolares e gostaríamos que, se possível, os promotores desta iniciativa (Standard Bank e FMT) envidassem esforços no sentido de lançar a modalidade noutras províncias e dar oportunidade a outras crianças. A partir desta experiência, estes petizes vão sonhar em ser grandes tenistas, como os que vemos hoje em dia a nível mundial”, referiu a directora nacional adjunta dos desportos.

Cláudia Simbine foi secundada pelo chefe do departamento do Desporto Escolar, no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MEDH), Luís Amiel, que apelou à capacitação de mais técnicos e professores de educação física com vista à dinamização da prática desta modalidade nas escolas.

“É gratificante sabermos que temos um parceiro (o Standard Bank) que está a promover uma iniciativa de massificação do ténis. É importante dar aos alunos a oportunidade de praticar esta e outras modalidades. A iniciativa começou nas cidades de Maputo e Matola mas a nossa vontade é vê-la replicada pelas capitais provinciais”, disse Luís Amiel.

Válter Marta, um dos participantes e que ocupou o primeiro lugar em masculinos, louvou o projecto e manifestou vontade de continuar a praticar a modalidade. “Sinto-me preparado e quero vencer mais vezes. Tivemos uma boa formação e gostaria que o Standard Bank continuasse a promover esta iniciativa nas escolas”.

Importa realçar que o torneio inter-escolar teve como vencedores, em ordem crescente, Válter Marta (EPC Minkadjuine), Alberto Manuel (EPC de Wiriyamu) e Dionísio Júnior (EPC de Bagamoyo-Matola), em masculinos, e Sónia Levi (EPC de Bagamoyo-Matola), Aliya Nelson (EPC de Lhanguene Centro) e Argentina Macamo (EPC de Lhanguene Centro).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!