A soprano russa Anna Netrebko, um dos maiores nomes da ópera internacional, gerou polémica ao posar com a bandeira dos rebeldes pró-russos da Ucrânia e fazer uma doação à casa de ópera no principal reduto dos separatistas, Donetsk.
Netrebko disse no Facebook que não tinha reconhecido a bandeira da “Novorossiya” (Nova Rússia) quando posou ao lado de um oficial rebelde no domingo e entregou-lhe a doação de 1 milhão de rublos (18.439 dólares).
“A presença da bandeira não foi planeada e pegou-me de surpresa, eu realmente não a reconheci e só mais tarde percebi o que era”, disse ela. Oleg Tsariov, o oficial rebelde, publicou uma foto do encontro no seu Twitter, provocando fortes reacções na página de Netrebko no Facebook.
Enquanto alguns fãs exclamaram ‘Bravo!’, outros comentários expressaram desgosto e chamaram-na de estúpida ou ingénua. Houve críticas na Áustria, onde Netrebko vive e tem dupla cidadania.
“O encontro com um líder separatista e a foto tirada em frente a uma bandeira separatista são altamente problemáticos”, afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores austríaco.
“Dada a situação muito difícil que estamos a enfrentar na Ucrânia, isso não é nada útil.” Netrebko disse que a sua doação para a casa de ópera em Donetsk não tinha ligação com política.
“Eu simplesmente quero que a disputa termine o mais rápido possível e quero apoiar a arte e os artistas num momento de conflito terrível”, declarou ela. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que mais de 4.300 pessoas foram mortas em oito meses de conflito entre as forças do governo ucraniano e os rebeldes pró-russos no leste da ex-república soviética.