A fabricante de equipamentos eletrônicos japonesa Sony pediu esta segunda-feira que os proprietários de modelos antigos de seu console PlayStation 3 não os utilizem, enquanto repara um problema detectado no domingo em vários países.
“Esperamos resolver este problema nas próximas 24 horas. Enquanto isso, se têm um modelo que não é o novo PS3 mais fino (lançado em 2009), aconselhamos a não usarem seu sistema PS3”, indicou o diretor de comunicação da Sony, Patrick Seybold, em uma mensagem divulgada no blog destinado aos usuários norte-americanos de PS3.
Caso contrário, advertiu, os jogadores se expõem a “erros em algumas funções, como o registro dos troféus obtidos, com a impossibilidade de recuperar alguns dados”. Uma mensagem semelhante estava disponível no blog destinado aos usuários europeus do PS3. Centenas de usuários de consoles PlayStation 3 protestavam nesta segunda-feira no blog oficial da fabricante contra uma problema que os impede de jogar desde domingo.
Segundo a Sony, o problema é causado por um defeito no relógio interno do console. Entre os problemas detectados, segundo a Sony, a data do console volta para o dia 1º de janeiro de 2000, e por isso os jogadores não podem se conectar aos jogos pela internet ou iniciar alguns jogos, e os “troféus” ganhos anteriormente são apagados.