Um soldado da Organização das Nações Unidas (ONU) foi morto e outro foi ferido durante o terceiro dia de embates entre as forças do governo e rebeldes no leste do Congo, este domingo (27), com o exército a pressionar em direcção à fortaleza rebelde de Rutshuru.
A missão da ONU no Congo informou que o soldado da Tanzânia foi morto durante os embates com os rebeldes na cidade de Kiwanja, ao norte da capital regional Goma, maior cidade no leste do Congo.
“O soldado morreu a proteger o povo de Kiwanja”, disse o chefe da missão, Martin Koebler, via comunicado. A rodada anterior de embates entre o exército e os rebeldes no fim de Agosto matou pelo menos dois soldados tanzanianos.
Depois de dois meses da relativa calma na região, embates emergiram na sexta-feira depois de as negociações de paz na Uganda terem caído por terra quando os rebeldes pressionaram pela amnistia completa dos seus líderes. Cada lado culpou o outro por dar início ao combate.
O presidente Joseph Kabila, que na semana passada ameaçou retornar à acção militar, disse que a amnestia incondicional não é opção.