Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sofala está num bom caminho

O Primeiro Ministro de Moçambique, Aires Bonifácio Ali, declarou, Qunita-feira, na Localidade de Grudja, Distrito do Búzi, que Sofala está num bom caminho, referindo-se ao ritimo de desenvolvimento que esta província está a ter.

Falando à imprensa no final da primeira etapa da sua primeira visita oficial a Sofala, Aires Ali afirmou “estou muito satisfeito com aquilo que pude ver”, salientando o entusiamo que sentiu por parte da população sofalense.

“É agradável termos visto populares juntarem o seu estado de espiríto, a sua alegria com aquilo que estão a fazer no dia-a-dia”. Na Localidade de Grudja, o Primeiro Ministro sentiu-se ainda mais impressionado com o local escolhido para realizar comício, uma magnífica sombra debaixo de mangueiras no meio de machamba de milho.

“Eu achei muito interessante a população de Grudja mostrar que estamos aqui, estamos a produzir, assumimos e acatamos aquilo que são as orientações do Governo” – frisou.

Aires Ali também referiu-se a empreendimentos públicos e privados que estão a acontecer na província, os quais na sua opinião vão trazer novo alento para o crescimento sócio-ecoonómico de Sofala e do país, destacando o facto de estarem a proporcionar novas oportunidades de emprego e de negócio particularmente para os nacionais.

“Em quase todos projectos por onde pudemos passar, vimos que o domínio de técnicos nacionais também está presente” – afirmou, recordando que é preocupação do Governo ver os moçambicanos a se apropriarem cada vez mais do conhecimento e de estarem a participar activamente nos empreendimentos que estão a acontecer.

Na Localidade de Grudja, por exemplo, onde visitou o projecto da Níquel, uma joint-venture de capitais sul-africanos e holandeses que está a instalar uma indústria de biocombustíveis naquela região, num investimento orçado em 15 milhões de dólares, o Primeiro Ministro foi informado de que o mesmo já emprega mais de duzentos trabalhadores, além de outros benefícios indirectos que certamente vai trazer para muitas famílias locais.

Além da edificação da fábrica, o projecto da Níquel inclui a plantação de jatropha numa área de cerca de dez mil hectares na mesma zona de Grudja.

PM dá explicação sobre piroridade de visitar projectos agronegócios

Por outro lado, questionado pelo O Autarca sobre os pressupostos que revestem o interesse do Primeiro Ministro priorizar emprendimentos ligados a área de agronegócios nessa sua primeira visita à Sofala, Aires Ali respondeu ter havido uma coincidência muito feliz dos pontos que o Governo Provincial propos com aquilo que são as grandes prioridades do país, sublinhando que a Agricultura constitui a prioridade número um.

Ali destacou que o Governo pretende desenvolver a Agricultura a nível de três a quatro sectores importantes, nomeando grandes projectos públicos e privados, médios e pequenos, e o sector familiar.

“Então, quando eu venho a Búzi e consigo ver os camponeses a produzirem muito bem, consigo ver privados como aqui onde estamos (Projecto Níquel) a desenvolverem projectos de rendimento também a decorrerem muito bem e associado a isso também posso ver empreendimentos que vão obrigar a linha férrea e o nosso porto a funcionarem melhor é isso que nós pretendemos”.

O Primeiro Ministro referiu ser importante combinar aquilo que é a produção agrícola, que constitui a nossa base de alimentação, mas também começarmos a avançar para aquilo que nós pretendemos que nos próximos anos seja o nosso grande triunfo que é a industrialização.

“A indústria tem de começar a crescer no nosso país, e nós temos que nos preparar para os desafios da industrialização” – preveniu. Referiu-se a indústria de extracção mineira que está a começar muito bem no país, e recomendou para a necessidade de se começar a caminhar também para o processamento.

“Estão a surgir uma série de fábricas associadas ao agro-processamento, mas queremos outras indústrias que processem outros produtos cada vez mais complexos em termos industriais” – disse o Primeiro Ministro, acrescentando que esse é o caminho e que ao priorizar o sector de agronegócio e de industrialização pretende transmitir sinal e encorajar aqueles que já assumiram, que estão a levar a cabo actividades produtivas nessas áreas que são aquelas que merecem atenção do Governo.

O Primeiro Ministro Aires Ali termina esta sexta-feira a sua primeira visita oficial a Sofala, cumprindo a segunda etapa que compreende o lançamento do Plano Estatégico de Desenvolvimento da Província.

Em Sofala onde se encontra desde da passada quarta-feira, o Primeiro Ministro visitou as obras de construção da nova terminal provisória de carvão no Porto da Beira e a área onde será edificada a futura terminal definitiva de carvão, também no recinto portuário da Beira. Acompanhou igualmente o curso do projecto de reabilitação do sistema de saneamento da Cidade da Beira.

Quinta-feira, deslocou-se à Búzi onde reuniu-se com a população na Localidade de Grudja e visitou o Projecto da Níquel. Entretanto, não chegou a visitar a fábria de descarroçamento de Algodão, na Cidade da Beira, por motivos de tempo, mas prometeu priorizar na próxima visita.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!