A Província de Sofala, no centro de Moçambique, vai iniciar o primeiro ensaio para a utilização de fertilizantes orgânicos produzidos a partir de resíduos sólidos.
Trata-se de uma iniciativa do sector da agricultura em Sofala, em parceria com a Terra Nova, uma empresa francesa que desde 2009 trabalha na área de reciclagem de resíduos sólidos na cidade da Beira. O ensaio arranca ainda este mês em seis distritos da província de Sofala, nomeadamente: Caia, Nhamatanda, Búzi, Marromeu e as cidades da Beira e Dondo, onde já foram identificadas algumas associações de agricultores que estarão envolvidos no processo.
O oficial das relações públicas na Terra Nova, Messias Uarino, citado pela Rádio Moçambique, estação pública, disse que para o fornecimento do adubo orgânico aos distritos abrangidos se prevê, em 2012, o aumento dos níveis de produção deste produto, das actuais quinhentas toneladas mensais para oitocentas.
Para a implementação deste projecto, a Terra Nova conta com 64 trabalhadores, entre efectivos e eventuais, que diariamente estão envolvidos na recolha de cerca de meia tonelada de resíduos sólidos.