O norueguês Emil Hegle Svendsen ganhou nesta terça-feira a medalha de ouro no biatlo saída em massa de 15km dos Jogos Olímpicos de Inverno que decorrem na Rússia, com o mesmo tempo que o francês Martin Fourcade, que foi penalizado por uma falta.
Um erro de Fourcade no tiro custou a possibilidade de compartilhar o primeiro lugar do pódio, feito que já conquistou na prova dos 12,5 km perseguição e nos 20 km. Ambos os atletas anotaram o tempo de 42min29s1, mas o ouro acabou nas mãos do norueguês.
O bronze foi para o tcheco Ondrej Moravec, que chegou 13s8 depois do norueguês e do francês. Svendsen, de 29 anos, soma o ouro de hoje às três medalhas conquistadas há quatro anos em Vancouver: ouro nos 20km individual e no revezamento 4×7,5km e prata nos 10km sprint. O norueguês possui, além disso, 11 títulos mundiais.
Outro norueguês, Ole Einar Bjoerndalen, que possui com seu compatriota Bjon Dahelie o recorde de medalhas em Jogos de Inverno, com 12, terminou hoje em 22°, penalizado no tempo por seu seis erros no tiro, mais do qualquer outro participante.