Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Snowden: chamado por reformas prova que as divulgações foram justificados

Edward Snowden, o fugitivo ex-prestador de serviços de uma agência de inteligência norte-americana, afirmou que os chamados por maior controle sobre os serviços de inteligência mostram que foram justificadas as revelações que ele fez sobre métodos e alvos do serviço secreto dos Estados Unidos.

As informações divulgadas por Snowden sobre a Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA, na sigla em inglês), sobre os supostos monitoramentos de emails e de telefonemas de líderes mundiais, têm deixado aliados dos Estados Unidos enfurecidos.

No “Um Manifesto pela Verdade”, publicado na revista alemã Der Spiegel neste domingo, Snowden diz que o actual debate sobre o tema em vários países mostra que as suas revelações estão a ajudar a trazer mudanças. “Em vez de causar danos, a utilidade do conhecimento público é agora clara, porque as reformas e as leis estão a ser sugeridas”, escreveu ele.

“Os cidadãos têm o direito de lutar contra a supressão de informações sobre temas de importância essencial para o público. Aqueles que falam a verdade não estão a cometer nenhum crime.” Snowden, de 30 anos, está asilado na Rússia, onde ele deve ficar por pelo menos um ano.

Numa carta aberta à Alemanha na semana passada, Snowden disse que contava com o apoio internacional para interromper a “perseguição” de Washington contra ele. As revelações sobre o alcance e os métodos de monitoramento da NSA irritaram aliados norte-americanos como Brasil e Alemanha.

Os admiradores têm Snowden como um herói dos direitos humanos. Outros dizem que ele é um traidor por roubar informações da NSA. Snowden teria recusado um trabalho num site de relacionamentos russo, segundo a imprensa local.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!