O Centro Provincial de Recrutamento na província de Nampula inscreveu, de Janeiro a esta parte, pouco mais de vinte mil cento e vinte três candidatos ao serviço militar obrigatório contra os 16 mil planificados.
Naquele centro, segundo dados fornecidos na sessão provincial do governo de Nampula houve uma subida na ordem de 125 por cento da meta planifica e estima-se que quatro mil cento e vinte três é o número que fez com que se superasse a meta.
Destes futuros mancebos inscritos na presente campanha 15.742 são do sexo masculino e 4.381 do sexo feminino.
Apesar da superação das metas, alguns distritos, como por exemplo, Muecate, Nacala-Porto, Mussuril não conseguiram atingir as metas, ficando ainda com 38, 75 e 82 por centro respectivamente dos futuros mancebos inscritos para a presente campanha.
Os distritos mais destacados na superação das metas são Nampula-Rapale, Mogincual, Erati, Nacala-a-Velha, Murrupula, Malema Malema e Ribaue, que atingiram 140, 169,169, 135, 192, 180, 175 por cento respectivamente.
Estes dados, segundo a porta-voz do governo provincial de Nampula, Pascoa de Azevedo, são ainda preliminares, pois a campanha termina esta Quinta-feira e ainda regista-se a fluência de jovens que procuram aqueles serviços.
Pascoa de Azevedo disse que o centro de recrutamento, para além, dos dados apresentados, espera superar ainda mais, pois ainda há registo de cidadãos que os procuram para verem se regularizam a sua situação, como forma de servir a pátria moçambicana.