Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sindicatos reflectem sobre sua estrutura orgânica

O presidente da Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS), Carlos Mucareia, haver algumas fraquezas no movimento sindical moçambicano, sobretudo quando se está em processo negocial, defendendo a necessidade deste se organizar cada vez mais melhor para fazer com que a sua acção se faça sentir.

Mucareia, que falava a AIM a margem da reunião desta agremiação sindical, que desde quinta-feira decorre na Matola, província de Maputo, vincou que os sindicalistas devem agir com base “na força da razão e não na razão da força como tem acontecido nalgumas vezes sobretudo quando se está em processo negocial”. “É preciso admitir que num processo negocial tem que haver cedências de ambos os lados e que nem tudo se ganha. Temos que quebrar o actual ritmo negocial que tende a usar a razão da força em detrimento dos direitos dos trabalhadores” disse Mucareia em alusão aos empregadores.

Os sindicatos filiados a OTM-CS, estão reunidos na sua escola central, no Município da Matola, para reflectir sobre o estatuto orgânico desta agremiação de forma a torna-lo flexível e adequado as condições impostas pela dinâmica social. Segundo Mucareia, pretende-se com a análise da estrutura orgânica fortalecer a capacidade de intervenção da OTM-CS na Comissão Consultiva do Trabalho (CCT) na condição de negociar em condições de equilíbrio com os parceiros sociais e obter resultados que correspondem aos interesses dos trabalhadores.

“Este exercício implica que a OTMCS e todos os seus sindicatos nela filiados identifiquem formas de tornar a sua estrutura flexível, dinâmica, forte e menos onerosa e dê passos que a permitirão alcançar a sua sustentabilidade financeira, se tudo correr conforme, por volta de 2012”, disse Mucareia. Mucareia disse que neste encontro será passado em análise o desempenho da agremiação de modo a aferir-se se é ou não compatível com os objectivos estabelecidos, o que pressupõe um conhecimento rigoroso do caminho trilhado e a realidade circundante por forma a adequar os meios aos fins e corrigir os erros cometidos.

O presidente da OTM disse ser importante saber quais são os encargos com o pessoal e outras despesas, saber onde cada um esta e o que esta a fazer, para com base nesses dados se identificar o tipo de reformas que deverão ser introduzidas para tornar a estrutura orgânica mais leve. A partir deste seminário de recolha de elementos, a OTM-CS vai organizar outros encontros para, com base nas orientações deixadas pelo V Congresso, repensar e verificar se esta é ou não a estrutura orgânica adequada para fazer face aos desafios actuais da organização. Neste exercício, Mucareia disse constar das funções prioritárias da organização que dirige realizar programas de formação para que os membros saibam quais são os seus direitos e deveres.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!