Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sindicato de Jornalistas deixa de ser ambulante e mendigo

A cidade de Nampula foi palco na manhã do último sábado, 11 de Junho, da VI Conferência Provincial Extraordinária do Sindicato Nacional de Jornalistas ( SNJ) ao nivel da região.

O evento tinha em vista a eleição do novo secretariado, de um membro do Conselho Nacional e delegados à Conferência Nacional a ter lugar ainda este ano no país.

A jovem Hermínia Francico, jornalista-locutora da Rádio Moçambique e estudante da Faculdade de Educação e Comunicação na Universidade Católica de Moçambique (UCM) foi eleita, por voto consensual, secretária provincial da agremiação.

Encabeça uma lista inclusiva que integra profissionais da Rádio Encontro e do Institiuto de Comunicação Social, para além de dois conselheiros.

No seu discurso, a nova secretária provincial considerou a revitalização do sindicato como “o primeiro alvo a atacar”, uma acção que, de acordo com sua afirmação, passará pela realização de um banco de dados, por forma a identificar o número real dos jornalistas existentes em toda província e os que se encontram, neste mopmento, filiados à organização.

Prometeu imprimir uma nova dinâmica no seio da classe jornalistica, de modo a incutir nos associados a cultura de pagamento de quotas, uma medida que visa reduzir os constantes problemas financeiros e materiais com que o sindicato se debate actualmente.

As questões da formação profissional, habitação, assistência médica e medicamentosa para os jornalistas, bem como das instalações para o funcionamento do órgão, foram, igualmente, apontadas por aquela responsável , como sendo prioridades no próximo mandato.

Aliás, estes pontos foram vincados pelo secretário regional-norte do Sindicato Nacional dos Jornalistas, Carlos Coelho, que apelou a consolidação do “espírito de coesão” na classe jornalística.

À semelhança dos anteriores discursos, Coelho voltou a enfatizar a necessidade do pagamento de quotas, mesmo que, para tal, seja necessário realizar uma campanha porta a porta.

De acordo com o secretário regional do SNJ, a abertura de uma conta bancária poderá tornar transparente o processo de gestão dos fundos do sindicato.

Apelou, ainda, ao novo elenco directivo no sentido de valorizar os seus membros, quer no contexto social, como profissional. Importa referir que Hermínia Francico substitui no cargo, o licenciado Assante Issa, Repórter-Redactor do Jornal “Notícias” que, durante mais de cinco anos, conduziu os destinos da organização.

O elenco de Assane Issa notalibilizou-se pelo apoio social às viúvas dos jornalistas parecidos e na aquisição de talhões para construção de habitações dos respectivos membros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts