O governo sul-coreano anunciou nesta terça-feira a adoção de um orçamento suplementar de 20,9 bilhões de dólares para tentar evitar que o país entre em recessão.
O ministério de assuntos Estratégicos e Finanças destacou em um comunicado que este orçamento visa a manter e criar empregos, salvar as pequenas empresas, apoiar novos motores de crescimento e ajudar os menos favorecidos e os desempregados.
Este orçamento suplementar, que deve ser submetido ao Parlamento até o final do mês, representa cerca de 10% do orçamento total de 2009, que soma 206 bilhões de dólares. A nova verba será produzida, principalmente, com a emissão de bônus do Estado.
A economia sul-coreana, baseada nas exportações, é duramente castigada pela crise econômica mundial, que tem derrubado a demanda externa. O PIB sul-coreano sofreu uma contração de 5,6% no quarto trimestre de 2008 em ritmo anual, a mais severa desde o primeiro trimestre de 1998, durante a crise asiática.
Para o ano de 2009, é esperada uma contração do PIB de 2%, com a perda de 200 mil empregos, segundo o ministro sul-coreano da Economia, Yoon Jeung-Hyun.