Alguns serventes afectos ao Hospital Central de Maputo (HCM) estão a maltratar os doentes, sobretudo à noite. O @Verdade soube que na Medicina 02 os pacientes são impedidos de tomar banho sem antes terem pago algum valor aos serventes. Estes usam as salas de internamento como “locais de ajustes de contas”.
Os serventes fecham as torneiras das casas e vendam o acesso dos doentes às mesmas. Quem quiser urinar, defecar ou trocar de roupa deve não o faz sem primeiro pagar algum valor.
Segundo apurámos ainda que no HCM, sobretudo nas medicinas, há agentes de serviço malcriados que quando pretendem trocar a roupa de cama ralham, insultam e agarram os pacientes (mulheres) pelos cabelos e lhes arrastam para o chão. O desepero das pessoas ali internadas é deveras maior de tal sorte que só respiram de alívio quando o dia amanhece.
“Os serventes quando se apercebem de que os médicos estão para circular pelas salas onde os doentes estão acamados limpam as casas de banho e põem tudo em ordem para dar a impressão de que atende bem os doentes”, disse-nos um paciente.