O cartoonista moçambicano, Sérgio Zimba, celebra neste 2013, 25 anos de carreira e 50 de vida. Para o efeito, na quinta-feira, 31 de Julho, foi inaugurada uma exposição das suas caricaturas extraídas nos seus livros. O evento, que decorre sob o lema “25 & 50 pela paz em casa! Pela paz na terra!”, termina no fim de Agosto.
As criações, em exposição, foram extraídas dos livros “Lágrimas de riso”, “Riso pela paz” e “Ri amor”. Mas há outras que provem da Rede HOPEM – Homens Pela Mudança – uma organização que defende e promove a igualdade de género, os direitos humanos e a lei da família.
De acordo com o artista plástico, Rafael Bordalo Mouzinho, ao longo da vida, Sérgio Zimba abraçou a caneta, a tinta-da-china e o papel para, gráfica e divertidamente, retratar situações dramáticas que acompanham a vida social dos moçambicanos.
Nas suas obras, Sérgio Zimba fala sobre a problemática da violência doméstica, do desemprego, da criminalidade, da prostituição, da infidelidade, entre outros, mostrando até que pontos os mesmos influenciam – positiva ou negativamente – o desenvolvimento social dos moçambicanos.
É contra isso que, nas suas obras, grosso modo, o artista luta promovendo uma mudança de comportamento.