Sem jogar e ainda sem treinador a selecção nacional de futebol de Moçambique começa o ano de 2016 a subir duas posições no “ranking” da Federação Internacional de Futebol (FIFA), actualizado no passado dia 7 de Janeiro, e que não registou nenhuma alteração no top 20 com a Bélgica na liderança.
Após terem caído até 125ª posição, a sua pior desde 2006, os “Mambas” que não jogam desde 14 de Novembro, quando foram eliminados pelo Gabão da corrida para o Campeonato do Mundo de futebol, e desde essa altura não têm seleccionador voltaram a melhorar a sua posição no “ranking” da FIFA subindo da 111ª para 109ª posição.
Em Dezembro, mercê da vitória em Maputo e da derrota em Libreville frente ao Gabão (que culminou com uma eliminação decidida através dos pontapés da marca de grande penalidade), a selecção de Moçambique, treinada nas duas partidas pelo croata Boris Pucic, havia subido 14 posições. Nos dois meses anteriores, com Hélder Muianga (Mano-Mano) como treinador, os “Mambas” tinham descido 30 posições.
O próximo jogo da selecção de Moçambique está agendado para Março de 2016 quando defrontar o Gana em partida a contar para o Grupo H de qualificação para o CAN de 2017, onde ocupa a última posição com zero pontos.