Os que não sabem o que procuram passam grande parte do tempo a fazer tentativas que, muitas vezes, resultam em falhas desastrosas. Desastres estes que, além de afectarem a si mesmo, arrasam a vida de milhares de pessoas na situação de desespero.
Outras pessoas adoptam medidas que segundo eles visam melhorar o PEA. O que não sabem é que a qualidade do PEA resulta da fusão de esforços de diversas ordens, viradas para a criação de incentivos que mantém constante o interesse dos alunos pelas aulas, pelo ambiente escolar, bem como pela gestão e alocação de recursos humanos, financeiros e materiais eficazes.
As mudanças introduzidas no campo educacional moçambicano (ensino primário e secundário) arrastam consigo diversas consequências que impactam negativamente na qualidade de ensino e fomenta a corrupção e/ou burla dentro das instituições de ensino. Tal corrupção é gerada pelo próprio sistema de ensino que, ao restringir o número de disciplinas que um aluno deve levar à segunda fase dos exames, incentiva as dispensas.
Este procedimento tem, muitas vezes, a sua origem nos subornos aos professores, que no lugar de manterem-se incorruptíveis submetem-se aos encantos tentadores do metical com o intuito de alavancar o salário que nunca basta.
Do outro ponto de vista, esta decisão feri parte dos que não poderão, sob determinada situação de ordem natural, comparecer à sala de exame na primeira chamada, mas que poderia, se tivesse a oportunidade de ser examinado na segunda chamada, passar de classe por mérito e, consequentemente, ingressar no ensino superior.
Ainda que pareça que não está doendo, dói e muito. Não em mim, mas em todos que esperavam do Governo a adopção duma boa estratégia que pode beneficiar os alunos que, por motivos diversos ou mesmo por falta conhecimento necessário em determinadas áreas do conhecimento, não consigam passar a todas disciplinas (caso do nível médio).
Estas e outras realidades permitem-nos concluir que se está perante decisões que usam princípios de incerteza e superestimação como fontes únicas para o delineamento do PEES.
Por Alberto Saué