Seis policias afegãos foram mortos na província de Helmand num ataque “insider” envolvendo um policia afegão e um chef, disseram autoridades locais neste sábado. O Taliban assumiu a responsabilidade do ataque, dizendo ter despachado um “mujahid que havia se infiltrado e penetrado na polícia”, disse o porta-voz Qari Yousuf Ahmadi.
O policia e o chef que trabalhavam para as autoridades abordaram um posto policial no distrito de Grishk em Helmand na sexta-feira, onde abriram fogo e mataram dois de seus colegas, disse o gabinete do governador da província em comunicado.
Insurgentes correram então para a cena e mataram mais quatro policiais, disse o comunicado. Autoridades da polícia acrescentaram que o chef havia tentado matar os oficiais mais cedo, ao envenenar a comida.
“Primeiro o cozinheiro envenenou os seus camaradas e depois ele juntou-se ao Taliban e decidiu atirar neles ao invés disso”, disse Farid Ahman Farhang, porta-voz da polícia de Helmand. Pelo menos 52 membros das forças da NATO foram mortos até agora no ano em ataques insider, levando os soldados da NATO a estarem armados em todos os momentos e levando os serviços de segurança afegã a introduzir inquéritos de segurança mais rigorosos.
A maioria desses ataques não são relacionadas ao Taliban, disseram autoridades norte-americanas e da NATO, mas sim, oriundos de ofensas pessoais.