Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Seis moçambicanos detidos por crimes ligados ao mundial

Pelo menos seis moçambicanos foram detidos na Africa do Sul indiciados de envolvimento em crimes de delito comum registados durante o mundial de futebol, terminado no Domingo passado. Os moçambicanos detidos integram um universo de 416 pessoas ora a contas com as autoridades policiais por prática de crimes relacionados com a Copa do Mundo.

De acordo com dados avançados na terça-feira a imprensa pela Polícia moçambicana (PRM), em Maputo, a maioria desses detidos (248) são de nacionalidade sulafricana, mas a lista também integra moçambicanos (seis), 16 etíopes, 18 congoleses, 14 norte-americanos, 10 brasileiros, igual número de britânicos, entre outros. O porta-voz do Comando-geral da PRM, Pedro Cossa, disse que, durante os 30 dias do campeonato, as autoridades policiais registaram um total de 818 casos criminais ligados a Copa. Na sequência desses casos, foram instaurados 114 processos posteriormente remetidos ao juiz.

Moçambique foi um dos países da região que esteve presente na garantia de segurança do Campeonato Mundial de Futebol-2010, ganho pela Espanha. Apesar de ainda não se ter feito o balanço final da Copa, as autoridades moçambicanas consideram que o campeonato decorreu de forma tranquila. “O Mundial aconteceu com toda segurança e tranquilidade, contrariamente a algumas pessoas e tendências que diziam que haveria problemas de segurança”, disse Cossa, acrescentando que “estamos satisfeitos com esse balanço porque era a nossa aposta garantir a segurança do evento”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts