Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sedes distritais em Manica já dispõem de mini-aplicativo do NUIT

Desde Abril último, as sedes distritais da província de Manica, nomeadamente Gondola, Machaze, Macossa, Manica, Mossurize, Sussundenga, Tambara e Guro, passaram a dispor de um mini-aplicativo, que permite a inscrição do Modelo 5, do Número Único de Identificação Tributária (NUIT).

O delegado provincial da AT de Manica, Paulo Chilengue, que respondia a uma questão sobre a abrangência do NUIT às sedes distritais, esclareceu, na ocasião, que o referido sistema permite ao cidadão efectuar o registo localmente, gravar e depois enviá-lo à direcção da área fiscal (DAF) que será processado e depois devolvido ao respectivo local.

Questionado pela governante sobre o grau de adesão ao processo, respondeu que, em alguns distritos, estão a responder favoravelmente ao processo.

A governadora de Manica, Ana Comoana, saudau particularmente a instituição pela iniciativa de montar postos avançados de cobrança, que foi uma solução louvada pelo Presidente da República, Armando Guebuza, durante a visita de Estado efectuada àquele ponto do país.

Recordou que há alguns anos havia problemas do sector privado atinentes à organização interna, mas neste momento “sentimos que há um movimento muito forte e esforço de criar mesmo um movimento coeso, trazendo não só os grandes empresários, as grandes empresas, mas também os emergentes”.

“Pensamos que, com este ritmo de crescimento em termos de associativismo as mensagens terão maior eco e onde, portanto, houver palestras, enfim algum movimento de sensibilização facilmente se poderão atingir os destinatários, fora dos investimentos que também estão a crescer”, salientou.

Rosário Fernandes Referiu que a atribuição do NUIT é mais difícil sobretudo nos distritos e localidades onde não há energia eléctrica e internet. Acrescentou que torna-se difícil emparelhar o sistema informático porque o sistema NUIT “on line” funciona dentro do domínio da rede da AT.

A AT adquiriu há dois anos quatro máquinas de impressão de cartões de NUIT, que operam em três centros regionais de impressão no norte, em Nampula, centro (cidade da Beira) e sul (Maputo), neste último nos Serviços de Informação do Contribuinte e no Sector de Coordenação do Cadastro Fiscal — ISPC.

Simbolicamente, quinze cartões foram distribuídos a igual número de titulares no passado dia 1 de Julho, na cidade da Beira. São cartões que têm uma vantagem electrónica diferente para não serem viciados e/ou adulterados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!