Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sector privado com dívida externa correspondente a 23% do PIB

O saldo actual da dívida externa contraída pelo sector privado é de cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados oficiais do Banco de Moçambique (BM).

Ela resulta da abertura e internacionalização da economia moçambicana na sequência de reformas iniciadas em 1987 visando a liberalização do comércio, privatização das empresas estatais, abertura ao investimento directo estrangeiro, transferência de novas tecnologias e novos padrões de produção, segundo ainda o banco central moçambicano.

 

Neste processo, o sector privado nacional passou gradualmente a ter acesso ao mercado internacional para a obtenção de fundos para financiar os seus planos de investimento, em complemento ao financiamento bancário interno e a outras fontes localmente disponíveis.

Em 2009 o seu saldo foi de 2183 milhões de dólares norte- americanos, contra 4255 milhões de dólares norteamericanos de 2002, segundo ainda o BM explicando que a sua queda decorre do forte decréscimo que se regista nos passivos dos megaprojectos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!