A selecção nacional de basquetebol sénior feminino derrotou, neste domingo (22), a sua congénere da Angola por 70 a 37 em partida de abertura do Torneio Internacional alusivo às festividades do 39º aniversário da Independência Nacional.
Diante de um adversário que não veio na sua máxima força comparativamente ao conjunto que se sagrou campeão africano, as “Samurais” tiveram trabalho fácil no pavilhão do Maxaquene. No primeiro período venceram por 12 a 04 e conseguiram ampliar a vantagem para 13 pontos até ao intervalo, depois de um segundo tempo em que marcaram 15 contra 10 das “Palancas”.
Na terceira etapa, a selecção nacional aproveitou-se da falta de entrosamento das meninas treinadas por Aníbal Moreira para vencer por 24 a 17. A quarta foi apenas da confirmação do triunfo das “Samurais” que chegaram à marca dos 33 pontos de diferença.
Leia Dongue foi a jogadora que mais se destacou ao marcar um total de 23 pontos, sendo que Odélia Mafanela teve o maior número de ressaltos, 11.
Importa referir que estes dois conjuntos voltam a defrontar-se nesta terça-feira (24), no pavilhão do Maxaquene, em confronto da segunda jornada deste torneio disputado por apenas duas selecções. Aliás, até aqui desconhecem-se os motivos que ditaram a não vinda do combinado nacional de Cuba, mesmo depois da Federação Moçambicana de Basquetebol ter confirmado a sua presença.