O Banco de Moçambique (BM) revelou que o saldo das Reservas Internacionais Liquidas, no final do terceiro trimestre do presente ano, foi de 3.092,5 milhões de dólares norte-americanos, o correspondente a 95,5 milhões abaixo da meta prevista.
Este saldo, de acordo com os dados do BM, equivale a um desgaste de 86,4 milhões de dólares norte-americanos no trimestre e uma constituição de 98,9 milhões relativamente ao saldo registado no final do ano passado (2013).
Em termos brutos, o saldo das Reservas Internacionais, no último dia de Setembro, corresponde a cerca de 2,68 meses de cobertura de importação de bens e serviços não factoriais, excluindo as importações dos grandes projectos.
Entre outros factores que explicam o comportamento das reservas ao longo do terceiro trimestre de 2014 destaque vai para as vendas líquidas de divisas no mercado cambial interbancário no valor de 86,4 milhões de dólares norte-americanos, cerca de 36,2 milhões abaixo da venda do período homólogo de 2013.
No entanto, segundo o Banco Central, de Janeiro a Setembro as vendas líquidas de divisas totalizaram cerca de 724,9 milhões de dólares norte-americanos, superando o valor registado no mesmo período de 2013, que foi de 554,9 milhões de dólares.
?Do total das vendas liquidas no trimestre, cerca de 36,8 milhões de dólares foram destinados ao pagamento da factura de combustíveis, totalizando um acumulado de 342,4 milhões desde o início do ano, contra 401,2 milhões em igual período de 2013?, destacam os dados.
O BM revelou que contribuíram também para o desgaste das reservas as perdas cambiais de 113,6 milhões de dolares devido a depreciação de outras moedas que compõem o cabaz das reservas face ao dólar norte-americano. Aos factores de desgaste, juntaram-se ainda os diversos pagamentos ao exterior ordenados pelo Estado no valor de USD 68,4 milhões, a amortização do serviço da divida externa em USD 43,7 milhões e a depreciação dos activos no exterior (ouro e títulos) no valor de USD 21,6 milhões.
O desgaste, segundo o Banco Central, no trimestre em análise, foi amortecido parcialmente pela entrada de ajuda externa para o apoio directo ao Orçamento do Estado, em forma de donativos no valor de USD 105, 9 milhões, totalizando um acumulado de 216,8 milhões.
Mais ainda, registou-se a entrada de fundos a favor de projectos do Estado no valor de 96,2 milhões de dolares, totalizando 875,3 milhões, compras de divisas efectuadas pelo BM, remessas de rendimentos de mineiros e rendimentos líquidos de aplicações de activos no exterior.