Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Saldo à economia expande em 52,7%

O saldo do crédito à economia moçambicana atingiu o valor de 79,7 milhões de meticais no final de Maio do presente ano de 2010, cifra correspondente a uma expansão anual de 52,7%, contra 54,0% observada em igual período de 2009, segundo dados divulgados pelo Banco de Moçambique (BM).

Aquele cenário contribuiu para a evolução do agregado mais amplo da moeda nacional, que registou uma expansão anual de 32,8%, contra 23,9% em igual período de 2009, de acordo ainda com aquela instituição bancária, acrescentando que, retirando o efeito da variação cambial, a expansão deste agregado reduz para 22,9%. Para manter a base monetária, o BM procedeu à emissão de Bilhetes do Tesouro no Mercado Monetário Interbancário no montante de 769,6 milhões de meticais e vendeu divisas no valor de 20,2 milhões de dólares norteamericanos no Mercado Cambial Interbancário.

Todavia, aquela instituição financeira esclarece que, face à forte procura de numerário por parte do público, o saldo da base monetária (26 029 milhões de meticais) em finais de Junho de 2010 esteve acima da meta estabelecida para aquele período, estimada em 282 milhões de meticais (1,1%).

Reservas Internacionais Líquidas

No que diz respeito às Reservas Internacionais Líquidas (RIL), o saldo preliminar foi de 1768 milhões de dólares norte-americanos em Junho de 2010, valor acima da meta de USD 1759 milhões, estabelecida para aquele período, segundo igualmente o BM. Por outro lado, o banco constatou que em Maio de 2010, no mercado internacional, os preços médios das principais mercadorias exportadas por Moçambique reduziram substancialmente.

Com excepção do algodão que aumentou 2,3%, o preço do gás natural diminuiu em 5,8%, do alumínio em 11,6% e do açúcar em 10,5%, de acordo com a mesma fonte, ajuntando ainda que os preços médios de alguns produtos importados por Moçambique e com impacto na inflação doméstica registaram uma queda, nomeadamente, do petróleo em bruto brent em 10,2%, do trigo em 5,8% e do arroz em 6,8%. Porém, acrescenta a instituição, o preço do milho aumentou em 3,8%.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts