Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Saad Hariri é nomeado primeiro-ministro do Líbano

O líder da maioria parlamentar no Líbano Saad Hariri, filho do dirigente assassinado Rafic Hariri, foi nomeado primeiro-ministro este sábado, anunciou a presidência em comunicado. “Conforme a Constituição, e depois de o presidente ter consultado o presidente do Parlamento e os parlamentares, ele (o presidente libanês Michel Sleimane) convocou Saad Hariri e o encarregou de formar um novo governo”, diz o texto.

A designação era esperada desde sexta-feira, quando a maioria dos deputados libaneses escolheu Hariri, 39 anos, como candidato para o cargo de primeiro-ministro. No total, 86 dos 128 deputados do Parlamento votaram em Hariri.

O Hezbollah e o partido de seu aliado cristão Michel Aoun se abstiveram. Entre os grupos da minoria parlamentar, somente o movimento xiita Amal, dirigido pelo presidente do Parlamento, Nabih Berri, anunciou ter votado em Saad Hariri.

Segundo o complexo sistema de partilha do poder entre as diversas tendências religiosas no Líbano, o cargo de primeiro-ministro é reservado a um muçulmano sunita. Líder da Corrente do Futuro, Saad Hariri pediu a seus partidários que não expressassem sua alegria com tiros para o alto.

No entanto, muitos disparos foram ouvidos em Beirute na hora do anúncio de sua designação pelo presidente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!