Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rússia poderá cancelar dívida de Moçambique

Negociações entre Moçambique e Rússia, visando o cancelamento da dívida moçambicana com aquela potência mundial, estão em curso, em Moscovo, onde já se encontra o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Henrique Banze.

Estas negociações integram-se numa vasta acção governamental moçambicana visando obter o cancelamento total ou parcial da sua dívida com vários credores multilaterais, cujo stock foi, em 2008, no valor global de 1801,19 milhões de dólares, dos quais 143,31 milhões de dólares com a Rússia.

Fonte competente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação garante que durante a estada na Rússia de Banze será, entretanto, assinado um memorando de entendimento entre a Câmara de Comércio de Moçambique e a Câmara de Comércio e Indústria da Federação Russa, visando o reforço das relações entre os dois países.

De referir que grande parte da dívida moçambicana com a Rússia foi contraída na compra de equipamento militar que sustentou a guerra da FRELIMO contra o colonialismo português e contra a guerrilha movida pela RENAMO que durou cerca de 16 anos.

Depois da Rússia, Banze deverá iniciar, de 1 a 2 de Novembro próximo, uma outra visita à Ucrânia, onde se espera seja “dinamizada a cooperação nas áreas da Educação e Saúde”, segundo a mesma fonte governamental moçambicana.

A Ucrânia iniciou, em 2010, a concessão de bolsas de estudo a estudantes moçambicanos, encontrando-se em Moçambique médicos daquele país a trabalhar em várias instituições sanitárias do país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!