Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rússia enviou mísseis antinavio à Síria

A Rússia enviou mísseis antinavios avançados para a Síria, disseram as autoridades dos Estados Unidos à Reuters, Sexta-feira (17), apesar dos apelos de vários governos para que Moscovo pare de armar o regime do presidente Bashar al Assad.

Uma das fontes, falando sob anonimato, disse que os mísseis Yakhont foram entregues recentemente. A transferência de mísseis foi inicialmente noticiada pelo The New York Times. O governo russo não se manifestou de imediato.

A revelação ocorre pouco mais de uma semana depois de o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, insinuar que abordou a questão da transferência de armas para a Síria durante a sua visita deste mês a Moscovo. Referindo-se especificamente à transferência dos mísseis antinavio, o general Martin Dempsey, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, disse que “é no mínimo uma decisão muito infeliz, que irá fortalecer o regime e prolongar o sofrimento, então é inoportuna e muito infeliz”.

A transferência de armas russas para a Síria pode também encorajar alguns parlamentares dos EUA que vêm defendendo um maior envolvimento norte-americano na guerra civil síria, que começou há cerca de dois anos e já matou estimadas 80 mil pessoas.

“Podemos ficar de lado assistindo enquanto as balanças se inclinam em favor de Assad, ou proteger os interesses nacionais dos EUA apoiando a oposição armada que se empenha em construir um novo futuro sírio”, disse Robert Menendez, presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado.

Muitas autoridades dos EUA, no entanto, temem que as armas eventualmente fornecidas à oposição possam cair em mãos erradas, já que a rebelião contra Assad inclui vários grupos de militantes islâmicos sunitas, inclusive ligados à Al Qaeda.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!