Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rublo é a principal moeda da Crimeia

O rublo russo é, a partir desta segunda-feira, a principal moeda da Crimeia, a península ucraniana anexada pela Rússia na semana passada, e conviverá durante um tempo com a grivna ucraniana.

“Desde hoje, o rublo é a principal divisa na República. Prestem atenção às contas”, escreveu o primeiro-ministro crimeano, Sergei Axionov no Twitter. Ele acrescentou que os primeiros pagamentos sociais como as previdência já serão feitas em rublos a partir desta terça-feira.

“Os problemas com as caixas registradoras e os caixas automáticos se regularão numa semana”, acrescentou o primeiro-ministro. Axionov comunicou que “para ajudar os correntistas crimeanos, o Banco Central da Rússia, em qualidade de aportador de ativos, transferirá ao Fundo de Garantia de Depósitos 60 bilhões de rublos (quase R$ 14 bilhões) do lucro de 2013.

Segundo os dados apresentados por Axionov, “os crimeanos guardam em suas contas nos bancos locais entre oito e dez bilhões de grivnas (cerca de R$ 1,8 bilhão). Já há alguns dias muitos hotéis e restaurantes cobram seus clientes na moeda russa. Espera-se que a adaptação à nova moeda seja mais problemática para o comércio, que precisa configurar e até trocar as caixas registradoras para poder imprimir as notas em rublos.

O rublo e a grivna conviverão durante o chamado período transitório, programado para até 1º de janeiro do ano que vem.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!