Os Camarões e a RD Congo qualificaram-se nesta segunda-feira para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações para jogadores que actuam nos campeonatos internos (CHAN) que decorre no Ruanda, e juntam-se ao país anfitrião e a Costa do Marfim que na véspera tinham assegurado o seu apuramento.
No termo dos últimos jogos do grupo B, disputados segunda-feira, Angola bateu a Etiópia por 2 a 1 enquanto os Camarões venceu a RD Congo por 3 a 1. Os Camarões e a RD Congo estão qualificados graças aos seus sete e seis pontos respectivamente enquanto Angola (três pontos ) e a Etiópia (um ponto) deixam a competição.
Já os ruandeses garantiram a sua presença nos “quartos” logo na segunda jornada do grupo A quando chegaram aos 6 pontos após vencerem o Gabão, na estreia tinham vencido a Costa do Marfim 1 a 0 e na última jornada foram goleados pelo Marrocos por 4 a 1.
Os costa marfinenses também conseguiram assegurar a sua classificação, como 2º classificados do grupo A com 6 pontos, após derrotarem o Gabão por 4 a 1 na última jornada, antes tinham vencido ao Marrocos pela margem mínima. Marrocos terminou o CHAN em 3º lugar com 4 pontos enquanto os gaboneses ficaram na última posição com apenas 1 ponto.