Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rio Tinto vai começar a exportar carvão ainda este mês

A companhia mineradora britânica, Rio Tinto Coal Moçambique anunciou que vai iniciar a exportação de carvão mineral extraído na mina que explora em Moatize, na província central de Tete, através do porto da Beira, ainda neste mês de Abril.

O anúncio foi feito pelo director geral da empresa, em Moçambique, Eric Finlayson em declarações à Rádio Moçambique.

Sem revelar as quantidade que serão exportadas, Eric Finlayson afirmou que já foram encetadas negociações com os Caminhos de Ferro de Moçambique para garantir o transporte da mina até ao porto da Beira, de onde o carvão será exportado para a Índia.

O transporte do carvão mineral, entre as minas em Tete até aos portos para exportação (na Beira ou em Nampula), tem sido motivo de preocupação por parte das multinacionais envolvidas na exploração de minérios no nosso país, pois o sistema ferroviário existente não garante o escoamento das quantidades desejadas pelos investidores.

Recentemente, a multinacional viu reprovado pelo governo moçambicano o seu projecto de escoamento de carvão em barcaças pelo rio Zambeze, devido a preocupações com os danos ambientais que tal operação poderia provocar.

Segundo o director da Rio Tinto, até 2020 a sua empresa poderá extrair até 50 milhões de toneladas de carvão que precisa de ser escoado para a sua exportação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!