O grupo britânico, Rio Tinto Jersey Holding Limitada, uma subsidiária do Rio Tinto Group, assegurou, até esta terça-feira, 41,04 por cento das acções da Riversdale e pressiona os restantes accionistas para aceitarem as suas condições de oferta.
Segundo uma informação disponibilizada esta quarta-feira no site Riversdale, o interesse já manifestado inclui as acções que são objecto da Facilidade Institucional de Aceitação (Institutional Acceptance Facility). Segundo o (grupo) Rio Tinto, todas as acções até ontem garantidas serão pagas a um valor de USD 16 por cada até o dia 5 de Abril.
Contudo, caso o grupo consiga assegurar mais de 47% da estrutura accionista da Riversdale até 6 de Abril, data do encerramento da Oferta Pública de Aquisição (OPA), o valor subirá para USD 16.50 por acção. Este valor será pago a todos os accionistas, incluindo aqueles que já manifestaram a cedência das suas acções.
Na manhã desta terça-feira, o Rio Tinto declarou a sua OPA incondicional para todas as partes detentoras da Riversdale Mining Limited, marcando o fecho das condições da oferta, conforme exigência das normas da Lei das Sociedades Anónimas australiana.
Na ocasião, o Director Executivo do grupo, Doug Ritchie disse, em comunicado de imprensa, que “os accionistas da Riversdale têm, até à data, demonstrado grande apoio para a OPA” realçando que “agora que a oferta é incondicional, eu encorajaria os accionistas que ainda não aceitaram a fazê-lo logo que possível para maximizar a possibilidade de todos os accionistas receberem o preço USD 16,50 por acção”.
Ritchie disse que o seu grupo está a “ansioso” para dar início, o mais rápido possível, ao desenvolvimento dos projectos da Riversdale e realçou que a “experiência da Rio Tinto em infra-estrutura e a sua capacidade financeira serão para o próximo estágio de desenvolvimento de projectos.