O Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros saudou num comunicado, o regresso do chefe da oposição do Sudão do Sul, Riek Machar, a Juba, a capital do Sudão do Sul, marcando assim o início da aplicação efectiva do acordo de paz assinado em Addis Abeba em Agosto de 2015.
O regresso de Machar será o primeiro passo para a formação do Governo de Unidade Nacional que vai dirigir o país durante um período de transição, segundo o comunicado divulgado terça-feira pelo Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros em Cartum.
O Sudão aproveita esta ocasião para apelar a todas as partes signatárias do acordo para executarem, com boas intenções, os compromissos assumidos neste acordo, pondo o interesse do Sudão do Sul e do seu povo acima de outros interesses e garantindo a segurança e a estabilidade da região.
O comunicado exortou igualmente os parceiros regionais e internacionais a continuarem seus esforços para ajudarem as partes em causa durante o período de transição, afirmando ao mesmo tempo o compromisso do Sudão de continuar suas diligências com os seus parceiros no quadro da IGAD e da União Africana para garantirem a execução do acordo de 2015 no interesse do Sudão do Sul e da região.
De facto Reik Machar, ex-Vice-Presidente do Sudão do Sul, chegou terça-feira última à tarde a Juba com vários dirigentes da oposição provenientes da Etiópia para aplicar o último artigo do acordo prestando juramento como primeiro Vice-Presidente do país.