Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Retrospectiva de 2009: Janeiro

Veja quais foram os principais acontecimentos registrados no mundo durante o mês de janeiro de 2009:

1 Janeiro BANGCOC: Incêndio deixa mais de 60 mortos no réveillon de uma discoteca em Bangcoc. Mais de 60 pessoas morreram e 223 foram feridas num incêndio durante a festa do Ano Novo, na madrugada de quarta para esta quinta-feira, numa discoteca em Bagcoc, segundo fontes do socorro.

4 Janeiro BAGDÁ: Mulher-bomba mata pelo menos 35 peregrinos xiitas em Bagdá Um atentado suicida praticado por uma mulher-bomba diante da entrada do principal mausoléu xiita de Bagdá provocou a morte de pelo menos 35 peregrinos xiitas, entre eles muitos iranianos, a poucos dias das comemorações do Ashura, uma das datas mais importantes do xiismo.

8 Jan GAZA E JERUSALÉM: Agência da ONU suspende ajuda humanitária; número de mortos em ascensão A situação humanitária, que já é grave, ainda pode piorar na Faixa de Gaza, com o anúncio pela Agência da ONU de ajuda aos refugiados palestinos (UNRWA) da suspensão de todas suas atividades no território – um de seus comboios foi atingido por obuses israelenses. Um motorista palestino morreu no incidente, perto do terminal de Erez. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o ataque.

10 Jan MAKASAR, Indonésia Mais de 260 desaparecidos no naufrágio de um ferry na Indonésia Mais de 260 pessoas desapareceram no naufrágio de um ferry nas costas da ilha de Sulawesi na madrugada deste domingo, informou um responsável da guarda costeira.

12 Jan WASHINGTON: Bush fala dos desafios que esperam Obama e alerta para ameaças externas A possibilidade de um atentado em solo americano é a mais grave ameaça que o governo de Barack Obama tem pela frente, advertiu o atual presidente americano George W. Bush, que abordou uma série de assuntos em sua última coletiva de imprensa como chefe de Estado.

13 Jan CIDADE DE GAZA: Abbas acusa Israel de querer ‘aniquilar’ o povo palestino de Gaza O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, acusou Israel nesta terça-feira de querer “aniquilar” o povo palestino na Faixa de Gaza ao se negar a deter a ofensiva militar nesse território, que dura 18 dias.

14 Jan PEQUIM: China ultrapassa a Alemanha e se torna a terceira economia do mundo A China tornou-se, nesta quarta-feira, a terceira economia do mundo, atrás, apenas, do Japão e dos Estados Unidos, depois do anúncio, por Pequim, de um crescimento, em 2007, mais forte que o previsto, o que coloca o país, automaticamente, à frente da Alemanha.

15 Jan NOVA YORK: Piloto do avião acidentado em NY vira herói nacional O piloto do vôo da US Airways que fez um pouso forçado, nas geladas águas do rio Hudson de Nova York, foi celebrado como um herói, depois da confirmação de que todos os 155 ocupantes da aeronave sobreviveram. WASHINGTON: Plano de Obama para a economia prevê movimentar US$ 825 bi O plano de retomada da economia americana do presidente eleito Barack Obama deverá movimentar 825 bilhões de dólares, dos quais dois terços serão dedicados a investimentos e reduções de impostos, segundo uma primeira versão do texto publicada nesta quinta-feira pela Câmara de Representantes.

18 Jan GAZA: Fim da operação israelense “Chumbo Grosso” contra a Faixa de Gaza Em 22 dias, foram mais de 1.400 mortos palestinos, em maioria civis. Treze israelenses – dez militares e três civis – foram mortos. A ofensiva foi lançada no dia 27 de dezembro de 2008 pelo exército israelense com o objetivo de acabar com os tiros de foguetes a partir deste território palestino controlado pelo movimento islamista Hamas.

20 Jan WASHINGTON: Barack Obama torna-se o primeiro presidente negro dos Estados Unidos

22 Jan WASHINGTON: Barack Obama ordena o fim de Guantánamo e de técnicas polêmicas da CIA O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta quinta-feira um decreto que ordena o fechamento do centro de detenção de Guantánamo num prazo de um ano, marcando a ruptura com a política controversa de luta contra o terrorismo de George W. Bush.

23 Jan DENDERMONDE, Bélgica: Desequilibrado invade creche com faca e mata três pessoas na Bélgica Um desequilibrado invadiu nesta sexta-feira uma creche da cidade de Dendermonde, no norte da Bélgica, onde esfaqueou até a morte dois bebês e uma funcionária e feriu várias outras crianças, muitas com gravidade, em um drama que provocou uma grande comoção em todo o país.

24 Jan CIDADE DO VATICANO: Papa anula cisma do século XX ao perdoar ultraconservadores de Lefebvre O Papa Bento XVI acabou neste sábado com o maior cisma do século XX ao suspender oficialmente a excomunhão decretada em 1988 por João Paulo II contra os bispos ultraconservadores do movimento católico fundado pelo arcebispo francês Marcel Lefebvre, anunciou oficialmente o Vaticano.

26 Jan LA PAZ: Morales sai vitorioso no referendo sobre a Constituição O presidente da Bolívia, Evo Morales, conseguiu impor seu projeto de reforma da Constituição no referendo de domingo, segundo projeções divulgadas por canais de televisão, mas a oposição que apostou no ‘Não’ e saiu vitoriosa em quase a metade do país, reclama também um papel nessa refundação do país.

28 Jan GENEBRA: Crise poderá cobrar 51 milhões de empregos no mundo em 2009 A crise econômica mundial poderá deixar sem emprego até o final de 2009 cerca de 51 milhões de pessoas no mundo, advertiu nesta quarta-feira a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em seu relatório anual. (Economia-emprego-OIT, 550 palavras) SEUL: Pyongyang rompe com o Seul e a acusa de colocar as Coreias à beira da guerra A Coreia do Norte anunciu nesta sexta-feira a ruptura de todos seus acordos políticos e militares com a vizinha do Sul, à qual acusa de querer colocar os dois países à beira de uma guerra, depois de vários meses de crescentes tensões.

31 Jan BAGDÁ: Iraquianos votam em eleições cruciais para a estabilização do país Milhões de iraquianos elegem neste sábado seus conselheiros provinciais, em uma eleição que tem valor de teste para a estabilização do país após anos de violência e de insegurança.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!