Os restos mortais do Presidente ganense John Atta Mills, que era o comandante em chefe das Forças Armadas do Gana (GAF), foram a enterrar, Sexta-feira (10), com todas as honras militares no Parque Geese, que se denomina doravante Asomdwe (Parque da Paz).
O enterro foi precedido duma missa fúnebre de duas horas na Praça da Independência a que assistiram pelo menos uma dúzia de chefes de Estado estrangeiros e delegações provenientes de diversas regiões do mundo.
O Presidente interino John Dramani Mahama, a antiga Primeira Dama Ernestina Naadu, os membros da família, o antigo Presidente Jerry John Rawlings, bem como ministros, políticos e milhares de pessoas assistiram ao evento.
Pouco antes, a Praça da Independência e as ruas adjacentes encheram-se de multidões, com milhares de Ganenses a renderem a última homenagem ao seu antigo Presidente que se distinguiu como um “defensor da paz”.
O Presidente Mahama conduziu a nação para conceder ao seu predecessor um enterro condigno.
Dezenas de milhares de pessoas desfilavam em algumas ruas principais de Accra para se despedir do Presidente falecido com choros à mistura na altura em que o cortejo apareceu.
Um certo número de pessoas em luto tocou tambores, cantou e marchou em toda a extensão percorrida pelo cortejo até ao local do enterro, pondo termo a três dias de exéquias nacionais concedidas ao Presidente Mills, de 68 anos de idade, que faleceu de repente aos 24 de Julho último.