Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Responsável Global pela Conformidade da Odebrecht visita Moçambique

Responsável Global pela Conformidade da Odebrecht visita Moçambique

Fim de SemanaO Chief Compliance Officer para a área de engenharia e construção do Grupo Odebrecht, Mike Munro, visitou recentemente o nosso País, para conhecer os projectos da Odebrecht Moçambique e monitorar o estágio de implantação do novo sistema de “Compliance” – termo em Inglês que significa Conformidade – e que indica um conjunto de regras éticas e de boas práticas de mercado que precisam ser seguidas pelos funcionários do Grupo Odebrecht.

Mike Munro, de nacionalidade norte-americana, contratado em 2016, é um advogado de renome com mais de 25 anos de experiência internacional em programas e iniciativas de “compliance”, com actuação em vários papéis de liderança em diversas organizações globais, tendo passado pela Dow Chemical, Transocean e Norton Rose Fulbright.

Munro é quem lidera actualmente, na Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), a equipa que trabalha na implantação do programa de “compliance” global, visando assegurar a sua qualidade e integridade.

Comparativamente a 2015 em que os empregados do Grupo na área de “compliance” eram 30 com um investimento de 11.5 milhões de Reais (o equivalente a 257.6 milhões de Meticais), em 2017 o número duplicou para 62 pessoas com um investimento de 64 milhões de Reais (o equivalente a 1.4 bilhões de Meticais), ou seja, mais de cinco vezes o investimento inicial. Capacitação, treinamento e comunicação interna são os elementos fundamentais usados para a consciencialização dos funcionários e parceiros externos da empresa.

“É importante que todos os funcionários se comprometam a cumprir integralmente as políticas empresariais do Grupo e a lei e isto passa por um forte trabalho de consciencialização para manter as regras, princípios e valores vivos junto dos funcionários e parceiros externos. Diversas empresas que passaram por situações semelhantes à da Odebrecht hoje são consideradas como referência de boas práticas de compliance no mundo e a Odebrecht também está a seguir esse exemplo”, afirmou Mike Munro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!