O Centro Maior de Segurança da Polícia da República de Moçambique (PRM) no bairro de Mutava-Rex, arredores da cidade de Nampula, província com o mesmo nome, Norte de Moçambique, funciona em instalações emprestadas, desde que foi construído, devido à falta de espaço para se erguer infra-estruturas próprias.
Para ultrapassar esse problema, a população daquela zona contribuiu material de construção para a concretização de um posto policial há muito tempo desejado e no qual serão garantidos os trabalhos de segurança pública.
“Cada residente tirava um saco de cimento, blocos, pedras, ferros e outro tipo de material e em quantidades diferentes. Dependia da disponibilidade financeira dos agregados familiares”, explicou Graciano Soares, secretário da Unidade Comunal Samora Machel, onde será implantado o referido posto policial.
A fonte acrescentou que a iniciativa surge no âmbito da colaboração das comunidades com as autoridades policiais com vista a incentivar o seu trabalho que consiste na garantia da ordem, segurança e tranquilidade públicas.
Reflecte a sensibilidade da população em relação às dificuldades financeiras que o Governo enfrenta na prestação dos serviços públicos de maneira abrangente.
A nossa Reportagem apurou que um agente económico disponibilizou-se a construir a infra-estrutura em alusão.