O Governo marcou para dia 08 de Fevereiro a repetição das eleições autárquicas no município de Gúruè, província da Zambézia, depois de o Conselho Constitucional (CC) ter anulado as anteriores por graves irregularidades cometidas no processo. A data proposta, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) foi aprovada durante a primeira sessão do Conselho de Ministros, esta terça-feira (28).
O porta-voz do Executivo, Alberto Nkutumula, esclareceu na altura que antes da data da votação está previsto um período de três dias durante os quais os órgãos gestores das eleições deverão realizar a campanha de educação cívica, que terminará a 03 de Fevereiro.
Nos três dias posteriores, ou seja, de 04 a 06 de Fevereiro, realizar-se-a a campanha eleitoral dos candidatos Janguir Hussen Jussub, da Frelimo, e Orlando Janeiro António, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
Para além do edil, a votação destina-se à eleição dos membros da Assembleia Municipal que deverão ocupar os 21 assentos naquele órgão. Segundo o calendário aprovado pelo Governo, o dia 7 de Fevereiro ficará reservado à reflexão dos eleitores.
Refira-se que Conselho Constitucional anulou, através de um acórdão de 23 de Janeiro em curso, a eleição do presidente do município e dos membros da Assembleia Municipal alegando terem ocorrido ilegalidades durante o processo.