As autoridades migratórias moçambicanas agendaram para esta semana o repatriamento de 13 estrangeiros que se dedicavam à exploração ilegal de pedras preciosas no distrito de Mogovolas, em Nampula.
Os 13 indivíduos, maioritariamente sem qualquer identificação encontramse , há cerca de duas semanas, encarcerados nas celas do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique. Segundo António de Oliveira Maneque, porta-voz da policia, outros onze estrangeiros em situação ilegal foram repatriados no passado dia 16 de Dezembro.
Em Nampula são reportados com maior frequência casos de cidadãos provenientes, sobretudo, dos Grandes Lagos, que entram no território nacional por vias consideradas ilegais. A procura de melhores condições de vida e o negócio ilícito de minerais de que a província é potencial, são algumas das suas motivações. Na última quarta-feira, dois cidadãos foram interpelados pela policia na posse de 260 quilogramas de pedras preciosas no Posto Administrativo de Namialo, distrito de Meconta, quando se faziam-se transportar numa carrinha, propvenientes de Nacaroa, distrito considerado rico e minerais.