Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Renamo não se pronuncia sobre presença de guerrilheiros na Matola

O porta-voz do gabinete do presidente da Renamo, António Muchanga, não quis pronunciar-se esta quinta-feira (16) acerca das informações segundo as quais os seus antigos guerrilheiros estão a concentrar-se na localidade de Matsequenhe, posto administrativo de Beleluane, província de Maputo, alegadamente porque não tem nenhum contacto com eles.

“Eu não tenho contacto com os guerrilheiros, tenho contacto com os políticos”, disse e seguidamente acrescentou que “se estão em Matsequenhe ou noutro lugar não sei”. Esta quarta-feira (15) informações postas a circular por cidadãos residente no município da Matola, província de Maputo, davam como certa a presença de homens armados da Renamo, na localidade de Matsequenhe.

Entretanto, numa conferência de imprensa realizada na sua sede, na cidade de Maputo, a Renamo, na voz de António Muchanga, voltou a atirar a culpa ao Governo moçambicano pelo arrastamento do conflito armado não declarado entre ambos. “Lamenta-se, de facto, o arrastar do tempo, porque esta situação poderia ter sido resolvida de forma pacífica se o Governo não tivesse enveredado pelo caminho belicista, atacando os desmobilizados da Renamo em Gondola e Muxúnguè”, disse Muchanga.

Em Novembro passado, o presidente de Renamo, Afonso Dhlakama, ora em parte incerta, numa entrevista concedida ao semanário Canal de Moçambique, disse que o país poderia voltar à normalidade até Fevereiro deste ano, contudo, António Muchanga fez saber que a promessa afinal não passava de simples desejo, pois quem deve mexer os paus para que haja alguma solução é o Governo, que no entender desta foi quem fez eclodir essa tensão político-militar. “A declaração de Dhlakama é apenas um desejo a solução do actual conflito depende do Governo”, disse.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!