Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Renamo “gazetou” a tomada de posse dos membros da Comissão Provincial de Eleições de Nampula

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) em Nampula empossou esta Terça-feira (09) nove membros da Comissão Provincial de Eleições eleitos pelos respectivos partidos políticos com assentos no Parlamento e pelas organizações da sociedade civil

Os empossados são Lopes Aquimo, do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Alice Mussacula, Saidata Saide e Chaimo Rucufo, da Frelimo, Virgílio Arnane, da Organização Nacional dos Professores (ONP), Cassimo Ali, Daniel Ramos, Laila Ismael e Mário Nhioco, da Associação de Amigos de Mecuburi (AMEC).

Entretanto, a Renamo não enviou a lista dos seus membros para efeitos de candidatura alegadamente porque não concorda a actual Lei Eleitoral.

Aliquia Siquisse disse, em presentação do presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que a Lei Eleitoral determina que a CNE seja composta por 11 membros, mas com a ausência da Renamo o grupo será apenas constituído por nove elementos, cuja missão é garantir a realização das eleições sem sobre saltos.

A fonte apelou aos empossados a assumirem o compromisso de gerir o processo eleitoral com elevado sentido de cultura de paz, tolerância, diálogo, independência, imparcialidade nas suas decisões e saber pautar pela igualdade de tratamento aos partidos políticos concorrentes.

Siquisse desafiou os novos membros a envidarem esforços no sentido de garantir uma maior participação dos jovens nos pleitos eleitorais de Novembro próximo.

Por seu turno, a governadora da província de Nampula, Cidália Chaúque, disse que os empossados devem deixar para atrás os interesses individuais e dedicarem-se à colectividade e à observância escrupulosa da lei, visando tornar todos os processos eleitorais livres, transparentes e justos.

Refira-se que o processo de recenseamento eleitoral de raiz arranca a 25 de Maio próximo em todo o país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!