Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Renamo discute participação nas autárquicas de 2013

A Renamo, o maior partido de oposição em Mocambique, afirma que só irá participar nas eleições autárquicas do próximo ano e gerais de 2014 caso a revisão da Lei eleitoral em curso for aprovado por consenso.

Esta posição foi, Domingo (29), manifestada pelo delegado da Renamo em Sofala, centro do pais, Manuel Lole, durante a abertura da terceira reunião provincial de balanço daquele partido, que decorre na Beira, prevendo que termine, esta Segunda-feira..

De acordo com Lole, a Renamo defende a paridade na Comissão Nacional das Eleições, a inclusão de outros partidos políticos no Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) e outros aspectos que garantem a transparência na Lei Eleitoral.

Lole, segundo escreve, esta Segunda-feira (30), o “Diario de Mocambique”, precisou que so assim e que o seu partido aceitará participar nas eleições autárquicas do próximo ano e gerais de 2014.

“A Renamo só aceita ir às eleições quando estes aspectos que garantem a convivência democrática forem incorporados na Lei eleitoral” – disse, tendo acrescentado que caso contrário a Renamo não vai participar as eleições.

Questionado sobre o que a Renamo fará caso tais aspectos não forem incorporados na nova Lei eleitoral, Lole respondeu que “neste momento estamos reunidos para concertarmos ideias sobre como vamos participar nas eleições de 2013, caso a Lei eleitoral seja aprovada por consenso”.

De acordo com Lole, se os aspectos que a Renamo defende não forem incorporados na Lei eleitoral, o partido vai boicotar os pleitos eleitorais no país.

“A Frelimo (partido no poder) não pode continuar a defender uma Lei eleitoral que escamoteia a transparência eleitoral”— sublinhou.

A terceira reunião balanço provincial que junta delegados distritais e das localidades da Renamo, em Sofala, está igualmente a analisar o relatório de actividades da comissão política provincial realizadas no primeiro semestre deste ano, e também que vai aprofundar conhecimentos sobre os estatutos e o programa do partido.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts