Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: re(i)posto?

A 15a jornada chegou e com ela trouxe um novo líder: a Liga Muçulmana. O Ferroviário voltou a sorrir, sendo essa uma das notas de maior destaque.

De repente a luta pelo primeiro lugar centrou as atenções do Moçambola. A Liga Muçulmana venceu ao Matchedje, o Maxaquene empatou em casa com o Costa do Sol, os dois rivais trocaram de posições e estalou o verniz: cada um interpretou as arbitragens como quis e tratou logo a seguir de colocar pressão nos homens do apito.

Para além destes episódios que acompanham o futebol sempre que a pressão aperta, sobraram mais algumas evidências. A primeira é que a Liga está melhor. A incorporação de Ítalo, aliada à subida de forma de Momed Hagy, trouxe mais criatividade ao meio-campo. O futebol ganhou outra organização.

No entanto a Liga continua com velhos vícios: o mais visível é a tendência para complicar o fácil. Podia ter ganho com facilidade extrema. Porém, complicou na hora de balançar as redes militares e ganhou o jogo com uma grande penalidade polémica.

Na Machava, a equipa de Arnaldo Salvado jogova a liderança. Um vitória deixaria o Maxaquene mais uma jornada no topo da tabela classificativa. O adversário era o Costa do Sol. Um grande que sofreu na primeira volta a fúria tricolor. Foram três golos no reduto canarinho que revelaram um Maxaquene intratável. Porém, a história, nesta jornada, foi desenhada com outros contornos. Apesar dos donos da casa terem entrado fortes, com apoio dos espectadores, o nulo prevaleceu. Assim, os tricolores foram atingidos por um empate com sabor a derrota. A Liga Muçulmana é agora líder na tabela classificativa, com mais dois pontos do que os tricolores.

Traídos por Mavó

O Vilankulo FC esteve a ganhar em casa até aos 88 minutos, chegou a ter uma vantagem de um golo, mas um jovem de 38 anos encarregou-se de não dar tudo por perdido. Um golo fantástico de Mavó garantiu um ponto aos homens da hidroeléctrica, que nesta época continuam a ser uma equipa de duas caras.

Os homens da casa até entraram bem e Tendai marcou aos 40 minutos, mas a entrada de Mavó, aos 75 minutos, precipitou o crescimento do HCB de Songo até ao empate no último instante do jogo.

Os dois rostos

Ao Ferroviário de Maputo tudo é possível. Ganha jogos quando ninguém espera e perde de forma impensável. Uma equipa de duas faces. No domingo apresentou o seu lado imparável. Mesmo sem Chiquinho Conde os locomotivas trituram o Atlético Muçulmano e deram sinais de força.

Luís foi a figura do jogo, deu um e marcou três e os locomotivas golearam por um claro 1-4.

Mais abaixo, na luta pela permanência, a 15ª jornada foi muita esclarecedora. Matchedje, Sporting e Atlético Muçulamano perderam.

A derrota mais amarga foi sem dúvida do Atlético Muçulmano. Os muçulmanos, já se sabe, perderam em casa com os locomotivas, que à custa dos três pontos subiram agora ao sétimo lugar.

O Chingale, recorde-se, já esteve em segundo. Esta semana bateu o Incomáti e continua colado ao Desportivo.

Confira os resultados da 15ª jornada:

Maxaquene 0-0 Costa do Sol

Matchedje 0-1 Liga Muçulmana

Desportivo 0-0 Ferroviário da Beira

Atlético Muçulmano 1-4 Ferroviário de Maputo

Vilankulo FC 1-1 HCB do Songo

Chingale de Tete 1-0 Incomáti

Sporting da Beira 0-1 Ferroviário de Nampula

 

A tabela classificativa está assim ordenada:

GOLOS
EQUIPAS J V E D M S PONTOS
Liga Muçulmana 15 9 4 2 18 8 31
Maxaquene 15 8 5 2 20 9 29
Desportivo 15 7 4 4 13 4 25
Costa do Sol 15 7 3 5 15 17 24
Chingale 15 6 6 3 11 8 24
HCB Songo 15 5 7 3 12 8 22
Ferroviário de Maputo 15 6 3 6 19 17 21
Ferroviário de Beira 15 4 8 3 10 7 20
Ferroviário de Nampula 15 6 2 7 21 18 19
Incomáti 15 5 3 7 8 14 18
Vilankulo FC 15 4 5 6 15 15 17
Matchedje 15 3 4 9 12 22 13
Sporting da Beira 15 3 3 9 8 21 12
Atlético Muçulmano 15 2 4 9 8 18 10

 

Jogos programadas para a próxima jornada:

Desportivo vs Sporting da Beira

Matchedje vs HCB do Songo

Vilankulo FC vs Ferroviário de Maputo

Atlético Muçulmano vs Ferroviário de Nampula

Chingale de Tete vs Liga Muçulmana

Ferroviário da Beira vs Costa do Sol

Maxaquene vs Incomáti

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!